Entrevistas |

#17 – Entre existencialismo e materialismo histórico dialético | Entrevista com Vinícius dos Santos

Completo


Jean-Paul Sartre, um dos filósofos mais influentes do século XX, e principal expoente do existencialismo francês, após ser muito criticado por suas posições em referência à liberdade humana que pareceram a alguns (como a Lukács) como uma filosofia “pequeno-burguesa”, passa a percorrer um caminho que o aproxima cada vez mais da obra de Karl Marx. Essa trajetória culmina na obra dos anos 1960 “Crítica da razão dialética”, em que se tenta conciliar as teses metafísicas de “O ser e o nada” (1943) com o materialismo histórico dialético. Nesta entrevista, Vinicius dos Santos aborda um pouco tais temas, sempre com vistas a uma apreensão da realidade concreta em que vivemos atualmente.

Vinícius dos Santos é Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. É Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Atua principalmente nas seguintes áreas e temas: marxismo, existencialismo, fenomenologia, subjetividade, alienação, dialética, filosofia da história, filosofia política, política contemporânea e ética.


View this post on Instagram

Entre existencialismo e materialismo histórico dialético. Entrevista com Vinícius dos Santos. Jean-Paul Sartre, um dos filósofos mais influentes do século XX, e principal expoente do existencialismo francês, após ser muito criticado por suas posições em referência à liberdade humana que pareceram a alguns (como a Lukács) como uma filosofia "pequeno-burguesa", passa a percorrer um caminho que o aproxima cada vez mais da obra de Karl Marx. Essa trajetória culmina na obra dos anos 1960 "Crítica da razão dialética", em que se tenta conciliar as teses metafísicas de "O ser e o nada" (1943) com o materialismo histórico dialético. Nesta entrevista, Vinicius dos Santos aborda um pouco tais temas, sempre com vistas a uma apreensão da realidade concreta em que vivemos atualmente. Vinícius dos Santos é Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. É Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Atua principalmente nas seguintes áreas e temas: marxismo, existencialismo, fenomenologia, subjetividade, alienação, dialética, filosofia da história, filosofia política, política contemporânea e ética. _________________ Caio Souto caiosouto@gmail.com #marx #marxismo #sartre #existencialismo #liberdade #materialismohistorico #emcasa #entrevista #conversacoesfilosoficas #etica #politica #filosofiapolitica #cienciassociais #cienciapolitica #brasil #pandemia #situação #quarentena #dialetica #hegel #filosofia #filosofos #engajamento

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Comentários:


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin WhattsApp Telegram Copiar link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Canal do YouTube
Instagram
Facebook
Twitter
Distribuição RSS